VOZES ESTUDANTIS EM MOVIMENTO – VEM 2022
Após dois anos, o VEM retorna presencialmente na sua 6ª edição em homenagem ao Dia do Estudante.
Foi realizado nessa quinta-feira, 11 de agosto, a sexta edição do Vozes Estudantis em Movimento, conhecido como VEM. O evento aconteceu no Auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Enedina Alves Marques (CEU Barro Branco), que contou com a organização da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), com a colaboração da gestão do CEU e o protagonismo dos estudantes.
Nesse ano para homenagear o Dia do Estudante, o tema “A diferença enriquece, o respeito nos une” trouxe vários debates que fizeram com que os adolescentes presentes criassem um bom diálogo, ajudando também os Grêmios Estudantis a trocarem as suas experiências com todos.
Para iniciar a ação do VEM, foi exibido um Pocket Show da Banda Engrenagem Urbana, que esteve presente nas edições anteriores. A banda da zona leste de São Paulo traz em suas canções mensagens reflexivas para a população com o intuito de pensar sobre o que acontece nas periferias. Logo depois, a celebração contou com a presença da Diretora Regional da Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que abriu com um agradecimento a todos os convidados. O VEM contou com a presença de Fernando Padula (Secretário Municipal da Educação), Edilson Venturelli de Souza (Diretor Geral do Instituto de Baccarelli), Tatiana Costa (Coordenadora da COCEU – Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados), Rogério Gonçalves (Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP) e Romulo Araujo Fernandes (DIGP – responsável pelo Grêmio na Secretaria Municipal da Educação).
Iniciando a roda de conversa, o tema: “GRÊMIO: Espaço para indicar práticas, discutir problemas, defender ideias e propor soluções” proporcionou diversos debates e opiniões a respeito, o que trouxe muito aprendizado a todos que estavam presentes. Temas muito importantes como: assédio, bullying, homofobia e racimo, fizeram parte das perguntas do público.
Entre os convidados presentes, estavam estudantes exemplares que compartilharam experiências ajudando a construir e fazer a história do VEM. Os participantes foram: Erick Onyekachuku Felix Nkeechi (2º ano Ensino Médio – Colégio Poliedro), Ana Clara Fernandes Rocha (2º ano Ensino Médio – Desenvolvimento de Sistemas – ETEC Guaianases), Jamilly Viturino De Souza (2º ano Ensino Médio – Nutrição e Dietética – ETEC de Guaianases), Maria Eduarda De Freitas (1º ano do Ensino Médio – EE Barro Banco II) Selene Araujo De Almeida (3º ano – Ensino Médio – EE Eliza Rachel Macedo de Souza), Wender Jhulio Oliveira Basílio (2º semestre – Direito – Universidade São Judas), Marianne Pessoa De Souza (3º ano Ensino Médio – Pei Luciane do Espírito Santo) e Leonardo Da Silva Castro (1º ano Ensino Médio – Ciências Humanas e Sociais – ETEC Getúlio Vargas).
Para essa edição do Vozes Estudantis em Movimento, foram criados alguns concursos como: Logotipo do VEM 2022 e o concurso de micro curtas de 1 minuto. A premiação acontecerá no dia 7 de dezembro de 2022, para comemorar o 74º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com um encontro de uma extensão do VEM.
“Hoje eu vou levar muito aprendizado, as palestras e os estudantes que palestraram falando de todas as suas experiências que tiveram aqui me fizeram ver o quanto as coisas evoluíram e tenho certeza de que aprendi muito aqui hoje”, disse a estudante Emilly Rodrigues, participante da Imprensa Jovem.