CONCURSO DE MICROCURTAS DE 01 MINUTO – 6º VEM (Vozes Estudantis em Movimento)

CONCURSO DE MICROCURTAS DE 01 MINUTO – 6º VEM (Vozes Estudantis em Movimento)

TEMA: A DIFERENÇA ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE”

OBJETIVOS GERAIS:

  • Propor um desafio aos Estudantes do nosso território (DRE-G) que criem um vídeo de curta duração, com temas a serem levantados junto à comissão de organização do 6º VEM;
  • Fomentar ideias para que usem o celular e organizem um vídeo de curta duração, a fim de mostrar o cotidiano, a luta e os desafios de convivência e descobertas.
  • Estimular o protagonismo estudantil;
  • Proporcionar momentos de envolvimento dos estudantes no processo de criação, individual ou coletivo, que revele a criatividade, sensibilidade e o prazer/fazer;
  • Incentivar a criatividade.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Neste ano de 2022, realizaremos a 6ª edição do VEM (Vozes Estudantis em Movimento), ação surgida no ano de 2017 e que visa estimular o protagonismo estudantil, a formação de Grêmios estudantis e apoiar a CMC (Comissão de Mediação de Conflitos).

Os desafios que enfrentamos desde o início de 2020 com o período mais crítico da pandemia, nos motivaram e desenvolver novas formas desafiadoras para alcançar os estudantes. As lives e o ensino híbrido nos mostraram um novo modus operandi no processo de ensino aprendizagem.

Nesta segundo semestre, continuando as ações para a realização do grande evento do VEM queremos propor uma ação a ser realizada no dia 07 de Dezembro (Quarta feira) num local a ser definido. Na ocasião estaremos festejando os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim premiaremos o vencedor do 2º Concurso de microcurtas de 01 minuto do VEM, cuja importância esta descrita no ítem anterior. E o concurso de logotipos nos moldes que temos trabalhado desde o início do projeto.

JUSTIFICATIVA:

  • O VEM é um projeto inovador que criou raízes e trouxe novas expectativas aos Estudantes. É um projeto pensado, organizado e discutido com representantes de todas as EMEFs da DRE Guaianases, sempre trazendo novos rumos e visões sobre o tema e, como estamos vivendo um bom tempo de distanciamento e cuidados, porque não lançar um desafio instigador e estimulante? Afinal, sabemos como são capazes e criativos todos os Estudantes dos nossos territórios.

METODOLOGIA:

  • No mundo contemporâneo e globalizado, o alcance das tecnologias pelos estudantes é cada vez mais comum, aliás, eles dominam tudo. Com base na temática proposta, o estudante ou o seu grupo de estudo, irão criar um microcurta  de um minuto dentro da temática proposta. Vale utilizar todos os recursos que acharem necessários, bem como cenários, figurinos, maquiagens, utilização de recursos cenográficos, ou seja, fazer fluir a sua imaginação, botar para fora suas ideias e criatividade. Será permitido o uso de programas de computação gráfica para acabamento em geral.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:

  •  O período de realização compreenderá o terceiro e quarto bimestre letivo do ano vigente. Durante todo este período, contaremos com a participação de todos para o sucesso desta ação, assim todas as equipes terão tempo hábil e condições de concorrerem em igual condição, um celular na mão e chuvas de ideias na cabeça.

CABERÁ A CADA UNIDADE ESCOLAR:

Encaminhar até 03 microcurtas representando cada Unidade Escolar.

Assim, caso haja um número grande de material produzido, caberá a cada escola selecionar e enviar até 03 microcurtas.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR:

Todos os Estudantes das EMEFs, EMEFEM e CIEJA da DRE Guaianases;

– Participação individual ou em equipes de até 04 pessoas.

PREMIAÇÃO:

-1º Colocado: uma mesa digitalizadora;

– Certificado de Participação para todos os participantes.

COMISSÃO JULGADORA:

 Formada por profissionais da Educação, pessoas ligadas ao produto cinema/curtas e representantes dos Estudantes.

DATA DE ENTREGA DOS MICROCURTAS: 01/11/2021

ENVIAR PARA:

Oecruz@sme.prefeitura.sp.gov.br  dreguaianasesdiceu@sme.prefeitura.sp.gov.br  – luciasouza@sme.prefeitura.sp.gov.br  

•          Identificar: Unidade Escolar, nomes dos estudantes (ano), Professor responsável e Gestor da Unidade.

IMPORTANTE: Preencher e encaminhar o termo (anexo ao final deste documento) de Autorização do uso de imagens.

(preenchimento individual)

O QUE É UM CURTA METRAGEM

FILME DE CURTA DURAÇÃO.

Assim, as histórias dos curtas-metragens precisam ser contadas de forma rápida, clara, concisa e impactante.

Há curtas-metragens de animação, de ficção, de suspense, de terror, de drama, de humor, etc. Então as possibilidades de criação e o propósito para o uso deles é algo vasto.

Saiba como montar roteiros de curtas-metragens!

O roteiro é a estrutura de uma história audiovisual. Assim, esse documento precisa apresentar detalhes de ambos os elementos de uma história contada em vídeo: som e imagem. A cinematografia, por outro lado, costuma ficar sob responsabilidade do diretor e não do roteirista — ângulos e enquadramentos não precisam ser considerados nessa etapa, mas claro, isso não impede que o roteirista faça algumas observações deste tipo se for importante para a trama.

Roteiros de curtas-metragens costumam ser mais sucintos e objetivos, assim como a própria produção audiovisual em questão. Diferentemente de um longa-metragem, em que o tempo de tela pode facilmente passar de 2 horas, os curtas devem contar uma história (ou fragmentos dela), geralmente em até 15 minutos.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema? Então acompanhe a seguir cinco importantes etapas da criação de roteiros para curta!

Defina o tema central

Filmes de qualquer metragem contam histórias, e histórias surgem a partir de ideias. Qual a espinha dorsal do seu filme? Geralmente, para que uma produção audiovisual tenha relevância, ela precisa tocar o público de alguma forma — seja pelo exagero ou pela ridicularização de uma situação comum, seja por uma representação verossímil da realidade.

Tentar definir o filme em uma única palavra é um exercício que pode ajudar na definição do seu tema. Outra possibilidade é buscar aquilo que o diferencia de outras produções e o torna único.

Além de aprofundar o conceito da obra, esses momentos de reflexão podem ajudar a tirar sua ideia do papel. Esse também já é um bom começo para o primeiro rascunho de uma sinopse, algo muito importante para a venda e divulgação do seu filme.

Desenvolva os personagens

Antes de mais nada, os personagens do seu filme precisam ser apresentados. O quanto você quer revelar sobre eles e o quanto você quer deixar aberto à interpretação do seu público? Mais do que falar das características de cada um deles, é importante mostrá-las em tela.

Aqui, é importante definir o que vai dar início a sua trama. O que coloca a sua história em movimento e por quê? Cada personagem deve ter seu arco, ainda que o número de atores em um curta seja reduzido e que a história não se desenvolva tanto quanto em um longa.

Depois desse conflito inicial, é hora de pensar o clímax e a resolução. Qual vai ser o gancho da história? Esse é o momento de identificar um plot twist para surpreender o seu público.

Crie descrições detalhadas das cenas

O roteiro de uma produção audiovisual deve considerar aspectos de som e imagem. Portanto, é importante que além dos diálogos, o documento descreva em detalhes as cenas, os locais e, se possível, sugerir possíveis locações e as imagens de cobertura também não podem ser ignoradas.

Uma dica é usar um modelo de roteiro que respeite sempre a seguinte ordem:

cabeçalho de cena: introduz uma nova cena ou locação;

ação: descreve o que vai acontecer na cena;

diálogos: linhas de fala dos personagens.

Além disso, você também deve descrever as sensações dos personagens, algo muito útil ao diretor na hora de captar as cenas. Outra dica para facilitar o trabalho em equipe é apresentar as cenas na ordem em que elas aparecerão no filme (cena 1, cena 2, cena 3 etc). Isso ajuda o diretor a entender o fluxo da história em tela, ainda que a filmagem não aconteça nessa mesma ordem.

Por fim, caso o seu curta seja documental e não conte com atores, mas sim com entrevistados, o ideal é que o roteiro já tenha nome e contato das pessoas que devem ser filmadas, assim como as perguntas da entrevista.

Faça uma revisão final

Roteiros de curtas-metragens são um documento de texto. Por conta disso, é importante checar gramática, ortografia e pontuação. Elimine palavras repetidas e deixe o texto o mais objetivo possível.

Nada de ser misterioso no seu roteiro, combinado? Lembre-se que o audiovisual pressupõe um amplo trabalho em equipe e o seu material deve estar claro para diretores e editores que darão sequência ao projeto. É comum que os trabalhos sejam mais autorais nos casos em que a mesma pessoa assume tanto o roteiro como a direção de uma obra — algo mais comum no cinema europeu, por exemplo.

Agora que o roteiro está quase finalizado, esse é um bom momento para voltar à sinopse inicialmente escrita e verificar se ela continua valendo ou se breves alterações devem ser feitas — nela, ou no próprio roteiro para que ele se assemelhe mais à história que você quer contar. Não se esqueça, também, de incluir um título impactante!

Invista na profissionalização

O audiovisual é uma área competitiva e que se profissionaliza cada dia mais. Por isso, é importante considerar a realização de cursos de escrita de roteiros para curtas e longas, de forma a garantir a entrega de um trabalho de qualidade e capaz de destacá-lo no mercado.

Atualmente, diferentes instituições de ensino oferecem programas de formação nas mais diferentes etapas do audiovisual, inclusive na elaboração de roteiros. A Academia Internacional de Cinema (AIC) tem mais de 15 anos de atividade e já formou inúmeros profissionais por meio de seus cursos exclusivos e inovadores, que combinam teoria aplicada e prática intensiva.

Só na área de roteiro, a AIC oferece 8 cursos distintos. Você pode investir em uma formação completa com o Filmworks e realizar 4 filmes em 2 anos; optar por um intensivo de férias; ou, ainda, se especializar em áreas mais específicas como Roteiro para Série de TV e Roteiro Online.

Os roteiros de curtas ou longas existem para agilizar e organizar o processo de filmagem. Produtores e diretores organizam o fluxo do set e a preparação do elenco ou dos entrevistados a partir desse documento, ainda que as coisas não aconteçam na ordem apresentada nele. Trata-se de uma etapa inicial de um trabalho que só acontece em equipe. Portanto, é uma grande responsabilidade entregar um bom trabalho!

CURTA METRAGEM

http://www.festivaldominuto.com.br/pt-BR/contents/49571

RECOMENDAMOS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral   ( direito autoral )

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp  ( domínio público ).

Direitos autorais de trilha sonora:

Músicas possuem dois tipos de direito: o direito do autor (ou seja, o direito de quem compôs a música) e o direito de utilização do fonograma (ou seja, o direito de quem executou a música). Para utilizar músicas em seu vídeo, você deve ter ambos os direitos através de uma autorização por escrito do titular do direito autoral (quem fez a música) e uma autorização por escrito do titular dos direitos de execução (quem toca a música).

Você também pode criar suas próprias faixas para o seu vídeo ou utilizar alguma música que possua licença livre. Sites como o Musopen, Archive.org, Freesound.org, Free Music Archive e incompetech.com possuem um riquíssimo acervo, só lembre-se que a licença deve permitir redistribuição e/ou adaptação.

Lembre-se também que o seu vídeo não precisa ter música. Você pode explorar apenas sons e silêncios.

E não se esqueça de sempre citar os créditos dos áudios utilizados.

CESSÃO DEDIREITOS AUTORAIS DE IMAGEM, AUDIO E VÍDEO:

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE IMAGEM, AUDIO E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS (Preencher em letra maiúscula). 

Eu,__________________________________________________RG:______________________

CPF:______________________________NACIONALIDADE:_________________RESIDENTE A

______________________________________________RESPONSÁVEL POR:_____________

_______________________________________________________UNIDADE EDUCACIONAL

____________________________________________DRE:_____________________________

Por este instrumento; 1) AUTORIZO a Diretoria Regional de Educação DRE G a utilizar imagem e áudio do meu tutelado, para fins de veiculação, não comercial ( sem fins lucrativos ), incluindo a divulgação de seu nome e Unidade Educacional na qual estuda. As obras serão utilizadas para o Concurso de Microcurtas do 5º VEM.

Assinatura do Responsável:_______________________________________________________

RG:__________________________________

Clique aqui para baixar o arquivo.