A ação do “Seminário Hortas Pedagógicas e Aleitamento Materno – Cultivando Sementes do Amanhã” acontece no CEU Água Azul
Educadores e gestores da educação infantil se reúnem para troca de experiências
Foi realizado na manhã da sexta-feira (30) o “Seminário Hortas Pedagógicas e Aleitamento Materno”. A ação aconteceu no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul e foi organizada pela gestão da Divisão Pedagógica (DIPED) em parceria com o Núcleo de Alimentação Escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE).
Com uma programação muito ampla, o evento foi iniciado com o coffee break e credenciamento. Seguidamente foi a vez da apresentação do grupo de estudantes AEL, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nazaré Neri Lima. Para compor a mesa solene, a mediadora, Coordenadora Pedagógica e Formadora da Educação Ambiental e Ciências Naturais na DIPED, Silvana Godoy, convidou Nutricionistas e Professores para apresentação de relatos de prática, que se reuniram para discutir as ideias. As temáticas apresentadas foram: o aleitamento materno, educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), objetivo para desenvolvimento sustentável (ODS) e as hortas pedagógicas. Dentro desses assuntos foram abordadas informações muito importantes para ampliar os conhecimentos e debater pontos discutidos dentro dos temas escolhidos.
Dessa vez o foco do seminário foi realizar a ação com o objetivo de discutir a sustentabilidade e aprender a cultivar as sementes, além de trazer a importância do leite materno para as crianças. Esse movimento traz um significado muito importante para os participantes, que se reúnem para mostrar o propósito das hortas desenvolvidas pelos Estudantes. Assim como o aleitamento materno é um ato fundamental para o desenvolvimento do bebê, sendo necessário para a criança crescer saudável.
Após os debates e a roda de conversa, a ação foi finalizada com oficinas como: Hortas pedagógicas, compostagem, plantio e cultivo, possibilidades de implantação de hortas, jogos africanos como Mancala Awelé, aleitamento materno, e o ODS e EDS sendo finalizado com a distribuição de mudas de plantas para serem cultivadas por cada um.
“A meta é fazer com que a gente seja esse primeiro passo da alimentação saudável para se estender para a vida de uma criança” disse Agnes Pinheiro, Nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar.