Reunião de Acolhimento com Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAEs)
O Programa Operação Trabalho (POT) Volta às Aulas foi reformulado e, a partir de 01/01/2023, passou a se chamar POT Busca Ativa Escolar.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), vem desenvolvendo diversas iniciativas que garantem o acesso e a permanência de bebês, crianças e adolescentes à escola e previnem o abandono e a evasão escolar.
Dessa forma, a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Trabalho (SMDET), por meio do Programa Operação Trabalho (POT), em setembro de 2021, teve início o POT Busca Ativa Escolar, que além de promover a inserção social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social ainda fortalece as estratégias de cuidado, prevenção e enfrentamento ao abandono e à evasão escolar de bebês, crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.
No dia 6 de fevereiro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a equipe do NAAPA da Direoreia Regional de Educação Guaianases – (DRE G) se reuniu com as Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAEs) do território para acolher, informar e orientar sobre o trabalho em 2023. Na ocasião, contou-se com a participação de 227 ABAEs, da Diretora de DIPED, Ester Marques de Paula Dionísio; da Equipe do NAAPA: Coordenadora do NAAPA, Regina Lopes de Lima Baldi, das psicopedagogas Ana Paula Ignácio Masella, Cinara Campos Ferreira Rodrigues, Gisele Oliveira de Brito, Katiucia da Silva Figueiredo e da psicóloga Regiane Alice de Araujo Rocha, da Professora de Ens. Fund. I e II, Adriana Daleffi, e das estagiárias de Psicologia, Letícia Aparecida dos Anjos, Gabriela Francisca da Silva Matias e Kely Lopes Oliveira Santos.
O encontro foi iniciado com um café, a assinatura das listas e a distribuição de um folder contendo várias informações sobre o Programa. Em seguida, as ABAEs foram direcionadas para o teatro, onde, após as boas vindas, ocorreu a apresentação da equipe do NAAPA. Em seguida, a Sra. Ester explanou sobre a importância deste trabalho, primordialmente voltado para a localização e o retorno de bebês, crianças e adolescentes que apresentam condicionantes que os deixam mais vulneráveis do ponto de vista educacional, o que aumenta significativamente o risco de evasão e de abandono escolar.
Em continuidade, Sra. Regina fez a explanação de todo o Programa, informou sobre as regras e as atribuições que orientam este trabalho, bem como sobre as formas de registros que cada Agente deverá fazer a fim de contribuir com o fluxo de comunicação entre a Unidade Educacional e os responsáveis pelos bebês, crianças e adolescentes.
O encontro foi finalizado após o esclarecimento de dúvidas sobre o Programa, o contrato de trabalho e outras possibilidades de inserção no mercado de trabalho das ABAEs cujos contratos serão finalizados.
Busca Ativa Escola
Regina Lopes de Lima Baldi
“Hoje vamos falar de busca ativa escolar.
Uma ação já antiga, e que muitos já ouviram falar.
Parece algo simples, mas temos muito a enfrentar.
Nossas crianças… Fora da escola!!!
Com risco à evasão escolar.
Deixaram de sonhar e passaram a trabalhar
Passam por tantas violências,
Que até fica difícil de falar.
Histórias e vivências perdidas,
Que precisamos resgatar.
Precisamos mostrar pra todos
Que é na escola o seu lugar.
Pois é na escola que as relações acontecem,
Onde a imaginação floresce
E as aprendizagens dão margem para um futuro esperar.
Precisamos garantir esse direito.
Pensar nos desafios e construir possibilidades
Por isso, nós estamos aqui,
Pois temos plena convicção
Que esse é o melhor lugar!”