Concurso da DRE Guaianases premia estudantes e professores pelo aprendizado de programação em Scratch

No dia 31 de outubro, no CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, foi realizado o Desafio Scratch Maker, evento de mostra e premiação do concurso em sua segunda edição para o componente de Tecnologias para Aprendizagem (TPA).

O desafio incentivou estudantes e professores a explorarem a imaginação e criatividade, com vistas a reforçar o aprendizado dos conceitos de letramento digital e programação, a criarem cenários, animações, jogos e objetos digitais de aprendizagem na plataforma Scratch. O projeto visa a desenvolver habilidades relacionadas à lógica do pensamento computacional e da linguagem de programação.

Todos os trabalhos enviados para a concorrer no projeto estão disponíveis para apreciação em página própria no site da DRE Guaianases:

O endereço direto é https://dreguaianases.net/apps/desafio/. Foram recebidos mais de 120 projetos. As escolas puderam inscrever até seis projetos desenvolvidos, com dois autores cada, em cinco categorias de projetos: palco, narrativa, animação, jogo, remix e objeto digital de aprendizagem.

Além da mostra dos projetos em Scratch, estudantes e professores também puderam exibir suas fantasias no estilo cosplay.

A proposta foi articular as culturas Maker, Geek e Otaku, além de celebrações culturais de diferentes povos que estão relacionadas à produção de fantasias, caracterização, desfiles e festividades.

O desafio foi aberto para todos os estudantes e professores da DRE Guaianases, que tiveram a adesão do Professor Orientador de Educação Digital (POED) como responsável. O projeto faz parte de um conjunto de ações de formação realizadas durante o ano, como a Formação da Cidade, cursos optativos de programação em Scratch e eventos como o Scratch Day e o Seminário e Mostra de TPA.

Os escolhidos pela comissão julgadora e pelo público participante, em cada categoria (primeiro, segundo e terceiro lugar), receberam troféus e medalhas, entre os trabalhos que melhor atenderam aos critérios estabelecidos.

As unidades participantes premiadas foram:

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

  1. EMEF VER. ANNA LAMBERGA ZÉGLIO (Anthony)
  2. CEU EMEF NAZARÉ NERI LIMA (Enzo)
  3. EMEF MARIA APARECIDA MAGNANELLI FERNANDES (Pedro & Anthony)
  4. EMEF LUIZ ROBERTO MEGA (Ana Clara & Eloah)
  5. EMEF PROF. QUIRINO CARNEIRO RENNÓ (Nicolas)
  6. EMEF VLADIMIR HERZOG (Arthur)
  7. EMEF VLADIMIR HERZOG (Matheus)
  8. EMEF PROFESSOR MAILSON DELANE (Kennedy Brayan)
  9. EMEF VLADIMIR HERZOG (Sarah Isabelly)
  10. EMEF LUIZ ROBERTO MEGA (Maria Eduarda)

CICLO INTERDISCIPLINAR

  1. EMEF PROFA. HELINA COUTINHO LOURENÇO ALVES (Guilherme)
  2. EMEF PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA (Miguel)
  3. EMEF VLADIMIR HERZOG (Emannuelle)
  4. EMEF DEP. CAIO SERGIO POMPEU DE TOLEDO (Vitor)
  5. EMEF MARIA APARECIDA MAGNANELLI (João & Vitória)
  6. EMEF MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO (Rafaela)
  7. EMEF ELIAS SHAMMASS (Bianca & Raquel)
  8. EMEF CELIA REGINA ANDERY BRAGA (Eslly)
  9. CEU EMEF LAJEADO (Esther)
  10. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Heloisa & Júlia)

CICLO AUTORAL

  1. EMEF PROF IDEMIA DE GODOY (Daniel & Ryan)
  2. CEU EMEF NAZARÉ NERI LIMA (Gabriel)
  3. CEU EMEF JAMBEIRO (Thiago)
  4. EMEF MEIRE DE JESUS RIBEIRO, PROFª. (Felipe)
  5. EMEF ALEXANDRE VANNUCCHI LEME (Luiz & Murillo)
  6. EMEFM OSWALDO ARANHA BANDEIRA DE MELLO (Victor)
  7. EMEF PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAIVA (Eduardo)
  8. EMEF DIAS GOMES (Henrique)
  9. EMEF ELIAS SHAMMASS (Gustavo)
  10. EMEF. DEP. CAIO SÉRGIO POMPEU DE TOLEDO (Davi Rafael)

POED

  1. EMEF PROF. MEIRE DE JESUS RIBEIRO (Felipe)
  2. EMEF PROFESSORA HELINA COUTINHO LOURENÇO ALVES (Cida)
  3. EMEF ELIAS SHAMMASS (Sandra)
  4. EMEF VLADIMIR HERZOG (Adriano)
  5. EMEF PROF. QUIRINO CARNEIRO RENNÓ (Évelyn & Josevania)

Premiados pela votação do público:

  1. CEU EMEF JAMBEIRO (Thiago)
  2. EMEF JOÃO DE LIMA PAIVA (Eduardo)
  3. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Eloisa & Júlia)
  4. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Alice & Mariana)
  5. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Ryan)
  6. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Felipe & Gabriel)
  7. EMEF MEIRE DE JESUS RIBEIRO (Wenderson)
  8. EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO (Felipe & Gabriel)

Plataforma Scratch

A plataforma Scratch, desenvolvida e mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), visa o ensino de programação para crianças e jovens através da criação de animações, jogos e histórias interativas. Pode ser utilizado de forma online ou offline com o download para computador e tablet.

Links relacionados:

Projetos do concurso em 2023: https://dreguaianases.net/apps/desafio

Projetos do concurso em 2022: https://scratch-maker-9c0aa.web.app

Página do projeto: https://dreguaianases.net/scratch